domingo, 20 de maio de 2012

Dores Nas Articulações

Sempre ouvi falar das dores nas articulações entre os pacientes de doença de Crohn. Sintoma que até então nunca havia sentido ou não sei se é realmente o que estou sentindo, já que é uma coisa nova.


Sexta (18/05), tomei mais uma vez a minha dose bimestral de remicade. Logo que cheguei em casa, estava sentindo muitas dores nas pernas como se eu tivesse feito algum exercício físico, e desde então todas as noites tenho sentido o mesmo incômodo. Não sei realmente se as dores são articulares ou musculares, apenas associei uma coisa à outra, as dores ao Crohn.


O "estou ótimo" que digo para as pessoas quando me perguntam como estou depois da cirurgia é verdade, apenas me aparecem essas pequenas coisas, que de certa forma me fazem lembrar que tenho Crohn. Fazendo um balanço geral, posso dizer que estou vivendo uma vida normal, sem nada me impedindo de cumprir meus deveres.


Estou muito feliz e realizado com minhas faculdades e minha bolsa que me permite tempo para por meus trabalhos da faculdade em dias, um trabalho bem tranquilo, com ótimas pessoas. Próximo mês estarei indo conhecer São Paulo. Muito ansioso, não sei ainda o que fazer por lá, mas da mesma forma que Salvador foi ótimo, torço para que seja igual nessa viajem.


Como falei, ainda não sei bem o que são essas dores, conto com a ajuda de vocês e suas experiências enquanto não marco um médico ou enquanto esses incômodos deixem de serem poucos e passem a me incomodar de verdade.


Boa noite a todos.

17 comentários:

  1. que foto horrível, que anomalia é essa? nada haver essa ft...

    vc n sabe o q fazer em SP? alegria total...
    em relação as dores é falta de exercício, tente pelo menos e alongar que passa

    ResponderExcluir
  2. Olá Arthur...
    Me interessei pelo titulo da sua postagem e resolvi comentar por aqui.

    A cerca de 3 semanas comecei a sentir fortes dores nos pulsos ao acordar, que ia desaparecendo no decorrer do dia. Deixei passar e fiz algumas pesquisas na Net sem nenhum exito. As dores no pulso acabaram sumindo por conta própria após uma semana, e em seguida apareceram dores semelhantes no meu joelho esquerdo, dessa vez junto com muito inchaço. Decidi ir ao médico, procurei um clinico geral no pronto socorro, ele me disse a principio que podia ser algum ligamento do joelho que se inflamou, mas quando falei dos pulsos e do crohn, ele mudou o discurso e me mandou procurar um reumatologisa, pois poderia ser algum tipo de artrite.

    Eu fazia uso do Humira, agora não mais, e sei que este medicamento é também usado por portadores de Artrite Reumatoide, uma séria doença também auto imune que atinge todas as articulações do corpo(pesquisem por maiores detalhes é tenso). O médico clinico não me deu maiores informações, apenas me encaminhou ao reumato, e eu ainda não fui ver isso, pois quarta feira(23) farei a minha terceira e ultima cirurgia novamente no intestino(que voltou a inflamar severamente) se as dores persistirem vou averiguar. No momento parou de doer, sinto apenas uma dor semelhante no meu dedinho da mão esquerda.

    Muito estranho, mais ta acabando.

    abraços e saude a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou Yva tenho Cronh ,e também sinto essas dores ,já fiquei paralisada da cintura pra baixo por conta de um processo inflamatório, fui ao reumatologista ele fez a avaliação fiz uma série de exames e diagnosticou artrite crônica causada pelo Cronh,passou um remédio chamado Ártico para tomar diariamente, passei a fazer caminhadas e estou melhorando. Ficar parada e pior para essas dores. Bom tratamento pra todos!!

      Excluir
    2. Olá sou Yva tenho Cronh ,e também sinto essas dores ,já fiquei paralisada da cintura pra baixo por conta de um processo inflamatório, fui ao reumatologista ele fez a avaliação fiz uma série de exames e diagnosticou artrite crônica causada pelo Cronh,passou um remédio chamado Ártico para tomar diariamente, passei a fazer caminhadas e estou melhorando. Ficar parada e pior para essas dores. Bom tratamento pra todos!!

      Excluir
  3. "Fazendo um balanço geral, posso dizer que estou vivendo uma vida normal, sem nada me impedindo de cumprir meus deveres".
    Muito boa essa frase. Eh isso que temos de buscar. Controlar a doença, aprender a conviver com um outro sintoma que nos faz lembrar dela, mas sem atrapalhar que tenhamos uma vida o mais normal possível.
    Bom saber que o remédio está fazendo ótimo efeito e que vc está se recuperando bem.
    Proxima quinta tomarei minha 12ª infusão de remicade. E a doença encontra-se bem controlada, salvo alguns periodos imediatamente anteriores à infusão, quando o intestino começa a sentir os efeitos de novo...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog Arthur, parabéns! Só sabe mesmo quem tem, e eu como portadora de Crohn e Espondilite Anquilosante, há mais de vinte anos, sei o que você enfrenta! Fiquei super feliz pela sua iniciativa, e talvez nem você faça ideia do quanto está ajudando pessoas com sua iniciativa. Mais uma vez, parabéns! Sucesso, força e sobre as dores, é só fazer um trabalho de fortalecimento muscular sem impacto que as dores diminuem e chegam a desaparecer. Mas não pare, eu parei, e as dores voltaram, rsrsrsrs! Continue firme, e vamos juntos aprendendo a conviver com essa cruz, todos nascem com uma, a nossa é o Crohn, mas não faça disso algo penoso. Eu aprendi com isso que sou extremamente forte, e que posso mais do que muitas daqueles que nascem saudáveis!

    Se cuida, abraços =)

    ResponderExcluir
  5. Sou mais um na luta irmão!
    E como diz Buzz Lightyear: "Ao infinito e além..."
    Abraço,
    Danilo.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Arthur, essas dores nas articulações são "normais" para aqueles que fazem uso de medicações biológicas, apesar delas servirem para Artrite!!!! Abraço, Cícero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Faço uso da Influximab e após as infusões comecei a sentir dores articulares. Meu médico diz que não tem relação com o medicamento, Mas nunca tive uma dor antes. és a primeira pessoa que relaciona. Tens estudos para me indicar?

      Excluir
  7. Ah, ia esquecendo...fui operado também em julho de 2011 pelo mesmo cirurgião; Te adicionei no MSN, beleza! Abraço, Cícero.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá me chamo Lucas tenho 31 anos e a dois descobri que tenho crohn. Tive duas crises as duas em 2011. A primeira em julho acho que ia umas 70 vezez ao banheiro, lembro que dormia com o travesseiro na privada; fiquei internado onde até transfusão de sangue tive que tomar 3 bolsas.....fiquei só três dias lá no PS Balneário São Jose, extremo sul da capital paulista, sai de lá todo feliz fazendo duro que nem pedra, mas quem te conhece que te compre crohn!!Logo em outubro veio à segunda crise, foi então que minha amada esposa me levou até o Hospital São Paulo (UNIFESP), e um Drº me receitou um PREDINISONA em questão de cuecas sujas cessou minha crise, e assim fui encaminhado para acompanhamento na Gastroclinica desta instituição. Ambiente legal cheio de médicos e estudantes, curiosos querendo aprender sobre essa doença que nem imaginava que existia. Bom agora no inicio de 2012 foi solicitado pela Medica do HSP um chapa do pulmão onde apareceu um abcesso no pulmão esquerdo com 5 cm de diâmetro...NOSSA SOCORRO QUE QUE ISSO!!...Foi isso que passou na minha cabeça, porém me mantive calmo, e prontamente fui internado com suspeita de TURBECULOSE. Hoje dia 03 de dezembro estou internado há uma semana para realizar exames e ter certeza que não tenho nenhuma infecção para poderem imunossuprimir, bom num monte de médicos e estudantes todos a fim de descobrir o que eu tenho no pulmão, por quê? Porque se o Crohn estiver acometendo meu pulmão cara isso é muito raro tipo serei o decimo no mundo (segundo a alguns médicos).Meu blog http://comcrohn.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!!!
    Descobri a pouco tempo que tenho crohn. Fiquei muito mal, chorei horrores, agora to tentando aprender a lidar com essa doença. Tenho dores nas pernas há uns 10 anos, as vezes a noite nem consigo dormir de tanto que dói. Vou acompanhar o blog para conviver melhor com isso e tb tentar ajudar alguém que precise. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acessa meu blog tambem tennho crohn http://comcrohn.blogspot.com.br/
      falo das minhas experiencias...abçs

      Excluir
    2. Acessa meu blog tambem tennho crohn http://comcrohn.blogspot.com.br/
      falo das minhas experiencias...abçs

      Excluir
  12. Olá, minha filha foi diagnosticada com Cronh aos 8 meses de idade, muito raro, hj ela tem 2 anos e 4 meses, ultimamente está reclamando de dores nas pernas e chora muito, me pego sem saber o que fazer e gostaria de saber de vcs se essas dores articulares articulares podem aparecer mesmo fora dá crise? Pois como ela ainda é muito pequena não sabe explicar q tipo de dor, e nem sabe explicar onde dói, só fala que é na perna e chora muito...

    ResponderExcluir