quarta-feira, 10 de julho de 2013

Exame De Calprotectina

Amanhã finalmente irei fazer meus exames que a tantos dias estou adiando só porque tenho preguiça de acordar cedo, principalmente quando estou de férias. 

Os exames serão muitos, porém é só uma furada, ou é isso que espero que seja, não estou preparado para exames que exijam muito do meu tempo em jejum. Mas entre três folhas de exame de sangue, tem uma novidade que é um exame de calprotectina.

Segundo meu médico esse exame me dirá com precisão se existe algum processo inflamatório sem a necessidade de uma nova colonoscopia. Até agora ainda não entendi bem a lógica do exame, mas andei pesquisando pela net e achei esse trecho:A calprotectina foi o único biomarcador que conseguiu discriminar entre leve, moderada ou alta a actividade da doença de forma fiável, sendo muito útil para a monitorização da doença de Crohn.". Dessa forma acredito que o exame é uma nova ferramenta para ajudar a diminuir tantas colonoscopias, pelo menos até que seja necessário um outro tipo de demanda. 

A calprotectina será o primeiro exame de fezes que irei fazer desde quando descobri a doença. O exame é bem simples, basta colher uma amostra de fezes como em qualquer outro exame, levar pra o laboratório e aguardar o resultado. 

Enfim, não sei se estou escrevendo coisas com ou sem nexo, pois já estou morrendo de fome, mas logo terei um diagnóstico sobre como está indo minha relação com o crohn. 

6 comentários:

  1. Vai correr tudo bem. Também vou fazer esse exame estou só à espera da marcação da consulta.
    Vai ser melhor se eles poderem fazer um trabalho melhor.

    ResponderExcluir
  2. Ola Arthur como vão as coisas com vc sei que esta doença não e nada fácil pois meu noivo infelismente
    Também tem gostaria de alguns conselhos seus se puder me dar meu noivo estar em crise perdendo muito peso
    Com cólicas e diareias todos os dias ele já faz uso de medicamentos mais não estamos vendo muito resultados
    Tento ser o mais otimista que posso e ficar ao lado dela dando apoio mais esta muito difícil para ele pois esta
    Doença o deixa muito desanimado pra baixo .Agora estamos tentando mudar o Maximo a alimentação dele sabe
    Ficamos sabendo de um leite o (Modulen) que e muito bom para quem estar em crise mais tbm e muito caro
    Se tiver alguma dica para me dar para ajudar meu noivo te agradeço de coração.

    Erlane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Erlane,diga para ele fazer auto hemoterapia. Veja o vídeo no Google do Dr. Luiz Moura. Meu filho tem 15 anos foi diagnosticado Crown depois de vários exames, inclusive a Calproteina que é um excelente recurso. Estou com 5 meses de auto hemo, e ele está ótimo, a alimentação é muito importante , na fase aguda, Modulen nele,tem que pesquisar na internet e se reeducar na alimentação, entender que não é nada demais mudar hábitos e que a males que vem para o bem, hoje a alimentação do meu filho é ainda muito melhor do que antes e com isso terá uma qualidade de vida muito melhor do que muitos que não tem a doença e comem qualquer coisa. Ele fez a enteróscopia e o médico ficou admirado pois disse que não poderia afirmar que fosse Crown pois tinha apenas um pontinho de inflamação no Íleo, e tinha sim um grande pólipo próximo ao íleo o qual foi retirado neste mesmo exame. Agora ele está ótimo, é o único adolescente na escola que não tem acne, pois a auto hemo é ótima p tudo inclusive acne. A calproteína e importante pois pode-se fazer através dela a classificação do processo imflamatório entre o leve, moderado e alto.

      Excluir
  3. Adriana Rigolin Ribeiro8 de agosto de 2013 às 15:32

    Olá Arthur depois de uma longa batalha descobrimos que nosso filho de 8 anos tem crohn, ainda estou muito assustada
    ele tem uma fístula que já operou mas continua vazando vamos fazer uma fistulografia para descobrir o curso da secreção ele já tomou durante 3 meses meticorten e hoje toma mesalazina 1500mg dia, flagyl12 ml dia e vamos entrar com Azatioprina a nossa Gatropediatra também indicou o uso do modulen que teremos que pleitiar na justiça enfim eu como mãe ainda em estado de aceitação e desespero oscilando entre fé em Deus e esperança que encontrem a cura, obrigada pelo seu blog

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu filho também tem chron, hoje ele tem 18 anos, teve o diagnostico com certeza aos 17 anos mas já tinha sintomas desde os 13 anos, já fez uma cirurgia em 2011, onde retirou 24cm do intestino, um abscesso e sofreu bastante, hoje ele toma humira, purinethol 50 mg e vitaminas. Também trata com homeopatia, graças a Deus hoje ele esta bem. Arthur gostaria de saber sobre o exame Calproctetina, voce fez? esse exame é bom mesmo? meu plano não cobre e no particular custa 720,00. Voce acha que vale a pena fazer?
    Obrigada pelas informações. Que Deus te abençõe!!!
    Sandra Lima










    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir