segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A Cura


Esses dias, são dias de comemoração entre os pacientes de Doença de Crohn. Assisti a um vídeo que mostra a primeira paciente brasileiro que se curou através do transplante de células tronco. Fiquei muito ansioso para fazer uma publicação aqui na postagem, mas antes decidi saber mais informações com meu médico. 

Como nem tudo são flores, descobri que essa cura ainda esta em fase de estudo e que só a vontade de se curar não é suficiente ainda para conseguir fazer o tratamento. As pessoas que podem correr atrás são as que já não estão respondendo a nenhum tipo de tratamento. 

O próprio tratamento também não é simples, para se submeter a cirurgia é necessário ter a imunidade reduzida a zero durante alguns dias, o que torna o procedimento de alto risco, mesmo você passando esses dias isolados. 

Mas não é por isso que não deixa de ser algo para comemorar. Há um futuro para os pacientes de crohn e isso ainda me deixa muito feliz e espero que essa cura seja mais acessível num futuro muito próximo. 

Depois de ter tirado todas as minhas dúvidas com meu médico, resolvi conversar sobre o resultado super alterado do meu exame de calprotectina. Como sempre muito tranquilo, disse que podia ser da região onde foi feita a cirurgia e que é normal essa taxa ser alterada nesses casos. 

Fiquei mas tranquilo, mas ao saber o tempo que estou sem fazer colonoscopia, foi natural que ele tenha me passado uma nova, que pretendo fazer o quanto antes. 

Entre cura e crise, aqui estou eu, como sempre correndo e vivendo. 

3 comentários:

  1. A cura esta dentro de você! A cada dia. Assim como todos nos com a vida, todo dia a gente ganha mais uma! Hoje eu tenho 25 anos e uns mês de v

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que notícia boa! Vamos continuar lutando...acredito que cada vez será mais fácil e terá mais recursos para quem tem essa doença... t+

    ResponderExcluir
  3. A esperança da cura para todos é comum aos doentes de Crohn e a quem os acompanha (família, amigos, colegas de trabalho, etc). Mas tem muita gente, que desconhecendo a doença e/ou os sintomas, não sabe como agir. Por isso temos nosso site sobre Crohn com essas e outras informações. Passe por lá pra dar uma opinião.

    ResponderExcluir